sábado, 31 de outubro de 2015

Adaptação na Educação Infantil

                               

Quando os pais decidem levar o filho para a escola os sentimentos mais normais são medo, alegria e ansiedade. Medo da nova fase, alegria por vê-lo crescendo e se adaptando a uma nova rotina e uma ansiedade imensa para que tudo dê certo.
Essa decisão é movida por diferentes razões. Alguns pais precisam apenas de um lugar para deixar a criança brincando, enquanto outros entendem que esse é o ambiente mais apropriado para os pequenos enquanto estão trabalhando. Nos dois casos, os primeiros dias na escola costumam não ser fáceis. As mães choram discretamente, se sentindo culpadas pela separação, e os pequenos abrem o berreiro ao ver os adultos saírem pela porta.
Como a Escola pode ajudar aos Pais nessa nova fase? É preciso programar uma boa adaptação escolar.
Normalmente essa é a primeira vivência de meninos e meninas num espaço coletivo fora de casa. Sendo assim, devemos fazer dessa experiência a grande e boa referência para as próximas relações.
Essa relação de confiança e segurança começa através da adaptação.
Podemos dizer que a adaptação é um processo de elaboração pela criança e pelos pais da progressiva separação. Esse desprendimento não é o lado mais agradável, mas é através desse processo de adaptação que as primeiras conquistas de aproximação, respeito e afeto se fortalecem de forma positiva com a nova rotina.
Além disso, essa preparação da fase inicial é a primeira etapa para a formação das bases da personalidade humana, da inteligência, da vida emocional e da socialização. Essas experiências tendem a reforçar atitudes de autoconfiança, de cooperação, de solidariedade e responsabilidade. Conquistas de uma crescente independência na nova jornada da vida escolar.

Fonte http://colegiodotremembe.com.br/adaptacao-na-educacao-infantil/

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